Digite o que deseja pesquisar:
Participe de Nossa Enquete
O que você achou de nosso novo site?
Excelente
Muito Bom
Bom
Notícias - [Voltar]


Clique na imagem para ampliar
Relato da Participação da ABRADE no Fórum das Entidades Especializadas de Âmbito Nacional

Data: 03/03/2012 às 14:05:01h


RELATO DA REUNIÃO DO FÓRUM DAS ENTIDADES ESPECIALIZADAS DE ÂMBITO NACIONAL

 

Brasília (DF), sede da Federação Espírita Brasileira, 25 e 26 de fevereiro de 2012.

 

 

ATIVIDADES EM GERAL

 

Durante os dias 25 e 26 de fevereiro de 2012, na sede da Federação Espírita Brasileira (FEB), em Brasília (DF), ocorreu uma singular reunião das Entidades Especializadas de Âmbito Nacional. Presentes os representantes das Associações Brasileiras de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE), de Magistrados Espíritas (ABRAME), de Psicólogos Espíritas (ABRAPE), de Artistas Espíritas (ABRARTE), de Esperantistas Espíritas (ABEE), a Jurídico Espírita do Brasil (AJE-Brasil), a Médico Espírita do Brasil (AME-Brasil), a Cruzada dos Militares Espíritas (CME) e o Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), já integrantes do Fórum das Especializadas e, como convidadas, a Organização Social Cristã-Espírita André Luiz (OSCAL) e a Pró-Saúde Mental.

 

A singularidade do evento está relacionada tanto ao fato de ter sido realizada à parte da reunião anual do Conselho Federativo Nacional (CFN) da FEB, que as especializadas já integraram no passado, até que se resolveu criar um Fórum específico para o trabalho destas entidades, bem como pela necessidade de melhor e maior estruturação do trabalho a ser desempenhado coletivamente por elas, em prol do movimento espírita brasileiro e internacional.

 

Merece destaque entre as conversações empreendidas o debate sobre a composição de um núcleo específico de organização do Fórum, na forma de um (futuro) Conselho Nacional (a exemplo do já existente CFN), que será estruturado após a maturação necessária da ideia, com a democrática contribuição de todos os envolvidos. De imediato, contudo, a FEB já estará designando uma secretaria especial a fim de colaborar com a infra-estrutura para o funcionamento das atividades das especializadas.

 

Como decorrência da reunião anterior (novembro/2010) em que ficou deliberada a formação de Comissões Permanentes (de apoio ao movimento espírita), em quatro áreas temáticas (Direito, Saúde, Educação e Comunicação), foram criadas e instaladas a Comissão de Acompanhamento Legislativo (composta por ABRADE, ABRAME e AJE-BRASIL) e a de Saúde e Espiritualidade (integrada por ABRAPE, AME-BRASIL e PRÓ-SAÚDE MENTAL).

 

À primeira caberá um levantamento inicial dos projetos em tramitação no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) cujas temáticas sejam de interesse do movimento espírita e possam ter a presença de interlocutores espíritas perante o parlamento, para melhor delineamento das questões correlatas, na contribuição do pensamento espírita. A Comissão será coordenada por Marcelo Henrique Pereira (ABRADE).

 

À segunda competirá o exame das questões afetas à Saúde, em especial, neste primeiro momento, à definição de um projeto de atendimento (em saúde mental e de combate às viciações) para ser disponibilizado ao movimento espírita (e à Sociedade). A coordenação dos trabalhos será de Ercília Zilli (ABRAPE).

 

Os trabalhos, desenvolvidos num total de oito horas, também compreenderam um espaço para que as especializadas se conhecessem melhor, com a apresentação do (breve) histórico de cada uma delas, suas atividades atuais e projetos de interesse. Nos momentos de intervalo, também foi possível conhecer um pouco melhor as entidades e seus representantes.

 

A ABRADE apresentou as seguintes sugestões, que foram acatadas pelo Fórum: 1) a necessidade de aprimoramento das ferramentas de comunicação para as entidades especializadas; 2) a formação de listas de comunicação virtual (coletiva e das comissões) para a troca de informações e a continuidade dos trabalhos presenciais, inclusive para a programação das atividades das próximas reuniões do Fórum (futuro Conselho Nacional); 3) estudos para a contratação de um assessor legislativo da FEB para atuar junto às Casas Legislativas federais, seus membros e assessorias, na defesa dos pontos de vista espírita em relação à tramitação de projetos de interesse;

 

Uma nova era para o movimento espírita nacional, permitindo a participação das entidades representativas, principalmente as especializadas e a redução de diferenças, evitando-se práticas passadas de exclusão e separatismo.

 

Está cada vez mais demonstrado que o “foco” das especializadas em seu trabalho junto à FEB é o contribuir efetivamente para a (melhor e maior) capacitação de colaboradores para as instituições espíritas, bem como a disponibilização de materiais e orientações para a utilização por parte dos espíritas e associações.

 

O espírito dos trabalhos e a filosofia individual e coletiva (das especializadas) apontam para uma nova era para o movimento espírita nacional, permitindo a participação de um número cada vez mais crescente de entidades representativas e a redução de diferenças, evitando-se práticas passadas de exclusão e separatismo.

 

A próxima reunião presencial deste colegiado ocorrerá na quinta-feira prévia ao CFN de 2012, no mês de novembro, sem prejuízo da programação da realização de reuniões presenciais das comissões, na sede da FEB e de um encontro extraordinário do Fórum, caso necessário. A ABRADE sente-se feliz e comprometida em participar deste trabalho, cujos resultados serão altamente benéficos para o seu trabalho e para o movimento espírita em geral.

 

 

 

 

APÊNDICE

Outras matérias tratadas na reunião

 

Além das atividades principais do Fórum, foram tratados os seguintes assuntos:

 

a) No próximo dia 13 de março/2012, a FEB estará sediando o encontro do “Movimento Brasil Sem Aborto” (do qual a entidade é uma das vice-presidentes);

 

b) A FEB tem assento no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), contribuindo com o mesmo na forma de participação e veiculação das ideias espirituais-espíritas;

 

c) Foi relatada a participação, como representantes do movimento espírita (e da FEB) de Marlene Nobre e Irvênia Prado (ambas da AME-BRASIL), em audiência pública relativa ao processo que tramita no STF (anencéfalo). Decidiu-se que, como o processo deve ser em breve votado, a ABRAME e AJE-BRASIL vão buscar viabilizar agenda com os Ministros do STF para tratar da questão, com a presença de um representante (da Diretoria) da FEB;

 

d) Discussão do documento “Arte no Centro Espírita” – projeto em elaboração por parte da ABRARTE, o qual será inicialmente apresentado à FEB (muito provavelmente no próprio Fórum das Especializadas) para apreciação e aprovação como material recomendado aos Centros Espíritas.

 

e) Notícia de que o “Manual de Comunicação Social Espírita”, produzido pela FEB, já está disponível para download no site da entidade; e,

 

f) Divulgação do 7º Congresso Espírita Mundial em Cuba (março/2013) e da homepage do evento (www.7cem.org).

 



Fonte: Assessoria Administrativa ABRADE

https://www.facebook.com/abrade.espiritismo
ABRADE - Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo
[48] 8405-1301 / FACEBOOK www.facebook.com/abrade.espiritismo
Caixa Postal 20.413 - ACF Kobrasol | Kobrasol
São José | SC | Brasil