Digite o que deseja pesquisar:
Participe de Nossa Enquete
O que você achou de nosso novo site?
Excelente
Muito Bom
Bom
Notícias - [Voltar]


Clique na imagem para ampliar
Reunião das Entidades Especializadas na FEB - Abril 2013

Data: 09/04/2013 às 23:58:27h



Nos dias 6 e 7 de abril de 2013, ocorreu a reunião do Fórum das Entidades Especializadas de Âmbito Nacional, na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília (DF). Estiveram representadas as seguintes entidades: Associação Brasileira dos Esperantistas Espíritas (ABEE), Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE), Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (ABRAME), Associação Brasileira dos Psicólogos Espíritas (ABRAPE), Associação Brasileira dos Artistas Espíritas (ABRARTE), Associação Jurídico-Espírita do Brasil (AJE-BRASIL), Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-BRASIL), Cruzada dos Militares Espíritas (CME), Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB) e Organização Social Cristã André Luiz (OSCAL).

Tradicionalmente, as reuniões do Fórum sempre ocorriam “coladas” ao Conselho Federativo Nacional, em períodos imediatamente anteriores (manhã, tarde ou tarde e manhã dos dias prévios). À medida que as conversações e atividades foram crescendo, em face da maior participação de diversas entidades – que, atualmente, totalizam onze partícipes – e por sugestão da FEB (ainda na gestão Nestor Masotti) de que a programação das atividades no mesmo período, ainda que um ou dois dias antes, do CFN, impedia que a presidência, a secretaria e as demais diretorias da Federação pudessem dar a atenção devida às necessidades e às atividades do Fórum, foi proposto realizar o encontro das especializadas em período distinto daquele utilizado para a reunião do CFN.

Em consenso e presencialmente, por sugestão da presidência da FEB, ficou decidido que a reunião ordinária anual das especializadas passaria a ocorrer sempre no primeiro semestre (mês de abril), podendo ser marcada uma reunião extraordinária para o segundo semestre.

De modo experimental, a reunião de 2013 foi a primeira a se evidenciar nesta nova formatação e revelou-se, como havia previsto Masotti, muito mais produtiva e válida, tanto no sentido do aprofundamento das discussões, como da efetiva supervisão e colaboração de destacados órgãos da FEB. Mencione-se que, desde a assunção (interina e, agora, definitiva) de Cesar Perri como presidente da FEB, a função de secretário para as especializadas foi e está sendo exercida por Celia Maria Rey de Carvalho.

O primeiro destes avanços foi decorrente da instituição das Comissões Temáticas, o que possibilitou a aproximação entre determinadas Especializadas para o debate de temas específicos, aprofundando laços e projetando ações efetivas, em visível contribuição que começa a ser desenhada para o movimento espírita em geral (nacional e internacional), ocupando espaços e preenchendo lacunas consideráveis.

O segundo, decorrente do primeiro, foi a definição de uma AGENDA DE TRABALHO, proativa e participativa, com a fixação de prazos e a divisão de responsabilidades para ações de curto, médio e longo prazos, consideradas as demandas existentes e outras que serão, certamente, acrescidas, no curso do tempo e a partir da divulgação dos primeiros resultados.

O terceiro, ora em gestação, concentra-se no modelo organizacional composto pelas Especializadas, cada vez mais autônomo, independente e funcional, com liberdade de atuação e constituição, mas albergado no conjunto formado pela FEB e pelo CFN, de modo paralelo a este último, visando melhor contemplar as atuais especializadas e outras que já existem e laboram no cenário nacional, assim como novas que venham a ser instituídas.

 

Em breve, estaremos publicando outras reportagens sobre as decisões tomadas nesta reunião e as atividades dela decorrentes.




Fonte: Assessoria Administrativa ABRADE

https://www.facebook.com/abrade.espiritismo
ABRADE - Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo
[48] 8405-1301 / FACEBOOK www.facebook.com/abrade.espiritismo
Caixa Postal 20.413 - ACF Kobrasol | Kobrasol
São José | SC | Brasil